Tratamento da bipolaridade....

A primeira dica para tratar seu problema de bipolaridade é extremamente polêmica: tenha cuidado ao ouvir o que seu médico vai lhe dizer a respeito da doença.

Saiba que muitos médicos psiquiatras e muitos psicólogos, são despreparados pela simples razão de não ter estudado o suficiente sobre o problema da bipolaridade.

O objetivo não é menosprezar o trabalho dos médicos, mas a realidade é que eu devo ter lido muito mais do que muito médico a respeito da doença, há muito material em ingles na internet, em artigos cientificos, e infelizmente muitos médicos e psicólogos nunca leram estes documentos. :-(

 Por isso é um ponto importante, avalie o profissional de saude que está lhe tratando, pois ele pode estar ultrapassado e diante de um problema tão sério vai cometer muitos erros e talvez nunca acerte. Mas como reconhecer o bom profissional?

 Pelas palavras que diz, pois muitos vão falar sobre transtorno de humor, oscilações de humor...e este pode ser um indício de que seu médico não leu o suficiente. Se ele insistir que é necessário fazer terapia cognitivo comportamental e não explicar mais sobre a doença para você desconfie.

Seu médico deve lhe explicar a bipolaridade sobre o conceito da neuroproteção e não sobre o conceito da oscilação de humor. Entendendo como proteger os seus neuronios será possivel adotar uma série de medidas que vão trazer grande beneficio para o tratamento do seu problema.

Enquanto você não encontrar um bom médico, estude sobre neuroproteção, pois isso vai lhe ajudar a compreender melhor a doença da bipolaridade.

 Em poucas palavras, na bipolaridade, assim como outras doenças degenerativas, os neurônios foram expostos a um ambiente desregulado, onde a excitabilidade é maior do que os níveis permitidos. Daí a necessidade de proteger o neurônio.

O grande passo para entender a excitabilidade dos neurônios está no neurotransmisso glutamato. Quanto maior a exposicão do neuronio ao glutamato, maior a excitação do neurônio, ao ponto de se tornar toxico para os neuronios e desequilibrar seu funcionamento do cérebro.

A consequencia primeira desse desequilibrio é o aumento exacerbado de dopamina, que na doença bipolar, explica as fases de mania.

 Leia e procure na internet sobre formas de diminuir o glutamato, mas aqui vao algumas dicas:
- Dieta de restricao calorica
- Não consumir açucar
- Diminuir consumo de Calcio, Leite e derivados
- Dieta hipoglicemica
- Exercicios
- Chas mistos ( camomila + maracuja + erva cidreira )
- dormir bem
- medicamentos
 - reduzir as atividades que causam stress

Comments

Popular posts from this blog

Tipos de bipolaridade

psiquiatras - região sul